Dia Nacional de Missões: 2º domingo do mês de setembro



sexta-feira, 29 de julho de 2011

Chamados para pregar o evangelho

Pregar o evangelho é um mandato que precisa estar sempre presente. Hoje, porém, há certas questões que não podemos ignorar. Uma delas é quanto ao conteúdo da nossa pregação e como o evangelho tem sido pregado. Forma e conteúdo precisam andar de maõs dadas que um não anule o outro e para que a clareza, a novidade e a credibilidadedo evangelho se tornem realidade na vida das pessoas e de suas comunidades.
Outro cuidado que devemos ter é atentar-nos para as vítimas dos nosso "esforços evangelísticos". Quantas pessoas, depois de passar por várias igrejas, carregam feridas dessas experiências! Sentem-se enganadas por nunca terem recebido o emprego, a cura ou a prosperidade que lhes prometeram em nome de Deus. É crescente o número daqueles que feridos e decepcionados, não querem nem ouvir falar de igreja e para quem a simples menção de "evangelho" traz à lembrança uma experiência negativa e uma nota de mágoa.
Carecemos de um resgate de sentido tanto da natureza do evangelho como da forma de compartilhá-lo. Um resgate que nos traga de volta a novidade e o encantamento do evangelho.

Há quatro movimentos, que podem ajuda-nos neste resgate de sentido:

O primeiro movimento é para o silêncio: O silêncio prepara o coração pra ouvir.Para podermos ouvir Deus falar conosco, precisamos aprender a cultivar o silêncio; e a palavra de Deus precisa ser ouvida num nível mais profundo, no nível do coração.

O segundo movimento é para a reverência da intimidade: A reverência é sempre resultado do encontro com Deus. Esse encontro gera intimidade e esta, uma reverência que produz sentido de vocação para a obediência.

O terceiro movimento é para a obediência: A fé só é entendida na obediência. Só se entende o que é obediência obedecendo.

O quarto movimento é para a comunidade: Esta é sempre resultado da fé. Ela pode até começar com um indivíduo, mas tem uma natureza profundamente contagiante e sempre tende a gerar vida no outro.

Conclusão: Esses quatros movimentos produzem um (re) encantamento com o Deus que fala e cuja palavra nos chama para si e nos envia ao mundo. Precisamos voltar a ouvi-lo e a obedecer-lhe em comunidade, e assim ouviremos novamente o seu chamado para pregar o evangelho.

Esse é um resumo do artigo de STEUERNAGEL, Valdir. Chamados para pregar o evangelho (parte 2).Ultimato, ano XLII, n º 318, Maio/Jun 2009, p.  46-47.


Nenhum comentário:

Postar um comentário