Dia Nacional de Missões: 2º domingo do mês de setembro



quinta-feira, 28 de julho de 2011

Antropologia Cultural (Parte1)

A paz do Senhor Jesus!
Estou compartilhando um pouco do tema Antropologia Cultural, aprendido no curso de missões que fiz. Este foi abordado (como disciplina) pela missionária Rita, que neste momento está na Indía. Oremos por ela e por este país!

A Antropologia é fundamental para a obra missionária.  Se quisermos comunicar o evangelho a algum povo cujo modo de vida é diferente do nosso, precisamos nos capacitar e estar em condições de realizar essa tarefa primordial, pois de modo geral, cada povo tende a considerar sua idéia como universal e a única correta.

Afinal, que é Antropologia? Pode-se definir como uma ciência humana que estuda a vida humana quanto ao aspecto biológico, psicológico, social e cultural.

Que é Cultura? Cultura é uma palavra polissêmica, cujo movimento se destina a compreensão de uma dada "realidade". Deste modo, sintetizo e abordo algumas definições de Cultura.
Cultura é  o sistema de valores, ideais, atitudes, comportamentos, hábitos, costumes, leis; É um modo de viver que abrange as faces da vida; Está ligada ao redor do seu panorama mundial e sistema de valores; É algo penetrante, de modo que é aprendida após ao nascimento daqueles que nos criam; Tudo o que aprendermos ou fazemos faz ou fará parte de nossa cultura.

A partir dessas definições, abordo dois conceitos referentes a cultura, que são Enculturação e Aculturação.
Enculturação significa aprender o comportamento de nossa própria cultura, de onde somos originados. Aculturação é a aprendizagem do comportamento de outra cultura, a partir da adaptação.

Cosmovisão: elemento integrador da cultura. O que é isso?
A cultura não é um elemento isolado. As peças de um cultura não são estruturadas, e nesse sentido, cabe a cosmovisão a tarefa de integração, uma vez que, a mudança cultural só se dá a partir de uma mudança de cosmovisão, e a comunicação do Evangelho é uma questão de comunicação no nível da cosmovisão. Sendo assim, entendo a cosmovisão como um conjunto de conceitos, pressuspostos, conclusões de uma cultura, assumidas como verdades e passadas a cada geração como sendo absolutas e inquestionáveis. Por exemplo, a cultura ocidental pressupõe que a doença é causada por germes, e confirmar sua crença nisso, outras culturas entendem que a doença é causada por um espírito mau na pessoa, outras pensam que a doença é causada pela perda ou dano da alma. Ou seja, cosmovisão é um modo de se ver o mundo, de conhecê-lo.

Aprendi que existem pelo menos cinco funções da cosmovisão, que são:  
Explanatória, a partir do "mito" criado pelo povo, seja por intermédio do folclores, da ciência, da história; Validadora, cria a impressão de que as instituições, valores e alvos de uma sociedade são corretos, como a educação, saúde; Reforço psicológico, onde dá-se apoio nas crises e nos momentos de vulnerabilidade, como na morte, nascimento, doença; Intregração, as pessoas elaboram conceitos de como deveria ser e interpretam isto que experimentam de acordo com esta conceituação; Adaptação, há o ajuste de modelos às novas "realidades", como ocorre na passagem da Sociedade Renascentista para a Revolução Industrial.

A Cosmovisão e o Evangelho:
O Cristianismo tem por função realizar mudanças no nível da Cosmovisão, por exemplo, o bom samaritano, mudança de definição do próximo; Jesus, de odiar o inimigo a amá-lo. Em suma, se chama contextualização a adaptação do evangelho dentro da cosmovisão de outro povo, cultura. O missionário deve desenvolver seu ministério de acordo com outros costumes culturais, sem implicar em mudanças dos princípios bíblicos.

E, quanto a Antropologia Cultural, a que se destina?A Antropologia Cultural, é o estudo específico do homem no que tange a sua cultura. A cultura é o elemento chave de investigação. A maneira de viver dos povos do mundo é um ponto central e de interesse para missionários.

Quais as contribuições da Antropologia Cultural em Missões?
Capacita o missionário a entender e aceitar a cultura de outros povos; Facilita a comunicação do Evangelho dentro da cultura; Ajuda no relacionamento com os povos ao redor do mundo; Ajuda a tornar o Evangelho relevante para os ouvintes; Dá entendimento dos valores para o desenvolvimento de uma teologia evangélica cultural.

Um comentário:

  1. Muito bom estudo, se puder disponibilizar as outras partes, serei grata.

    ResponderExcluir